Princípios Fundamentais para Haver Saúde Mental – STOP 207

Esse programa comenta os assuntos tratados nos livros: A Libertação dos Povos – A Patologia do PoderA Decadência do Povo Americano e dos EUA e Sociopatologia.

A doença psíquica, orgânica e social advém da conduta invertida (antiética), quando o ser humano vê vantagem em agir erroneamente; a ciência keppeana, sobre a psicopatologia, constatou que para haver saúde é necessário conservar uma conduta ética, interna e externamente, o que significa procurar agir de modo bom, belo e verdadeiro para com os outros e consigo próprio.

Neste programa, Keppe mostra alguns princípios do Código de Ética (trilógico):
1) todo ser humano tem o direito ao alimento, teto e roupa gratuitamente;
2) País algum tem o direito de explorar;
3) Cobrar juros foi, é e será sempre imoral;
4) Não ajudar ao próximo é profundamente imoral, entre outros.
Quem não vive em função do bem do mundo e do próximo é imoral, e esta atitude é uma das principais causas do adoecimento.

 

libertacao-dos-povos Saúde MentalA Libertação dos Povos – A Patologia do Poder

O autor mostra que o processo capitalista atual entrou por um caminho sem saída, principalmente depois que John M. Keynes endossou a tese do campo especulativo – como sendo praticamente o último recurso para salvá-lo.
Evidentemente, o chamado capital tem que existir, mas o povo também precisa ser beneficiado – o que acontecerá com o processo de desinversão, no qual todos os poderes passarão a servir aos interesses das nações – e não como está acontecendo agora, a população de cada país trabalhando para os interesses dos poucos que galgaram os poderes.

 

decadencia-do-povo-americano e dos estados unidos norberto keppe Saúde MentalA Decadência do Povo Americano e dos EUA

Livro pioneiro sobre a decadência americana, posteriormente muito copiado por outros autores, como Paul Kennedy e Norman Cousins, é a análise das causas psicológicas, filosóficas e econômico-sociais que levaram os EUA à decadência, diagnosticada por Keppe com anos de antecedência.

 

sociopatologia-01-274x293Sociopatologia

Este livro constitui um verdadeiro hino à beleza e às artes na civilização. O autor analisa o processo doentio da organização social mostrando suas origens e conseqüências, bem como uma forma de socioterapia (tratamento da patologia social).

Mostra que a ética, a estética e as artes são a base da civilização e da ciência e não a matemática, colocada erroneamente como base da vida científica e social.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*