Cotia/SP, Granja Viana - MDGV promoveu palestra sobre Trilogia Analítica

Por Victor de Andrade Lopes

O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV) promoveu na noite da última-segunda feira (2/6) o Pequeno Sarau com Conversa ao Pé da Granja do mês de junho. O evento foi aberto com um pequeno show do violonista clássico Thomaz Sampaio, que interpretou grandes momentos da música como “Jesus Alegria dos Homens”, de Johann Sebastian Bach; “Abismo das Rosas”, composta por Américo Jacomino e popularizada por Dilermando Reis; entre outros.

Depois, a palestrante Gislaine Lyyra iniciou sua apresentação sobre Trilogia Analítica, desenvolvimento da psicanálise integral concebido pelo médico Norberto R. Keppe. É chamada de “trilogia” por unificar a ciência, a filosofia e a teologia. “Se Deus é constituído pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo, então o homem está dividido em pensamento, sentimento e ação”, explica Gislaine.

A Trilogia Analítica acredita que o melhor diagnóstico é aquele que considera o “todo” em sua avaliação. Em outras palavras, apenas constatar um ferimento e tratá-lo não é o suficiente, é preciso entender que os seres humanos são “interligados” e que os sintomas não são isolados.

Em seguida, Gislaine falou sobre o Trio de Enfermidades, formado pela inveja, a censura e a projeção. A inveja, definido por ela como um “antissentimento”, seria mais do que o simples desejo de ter o que é do outro. “Uma coisa é você querer ter o mesmo carro que o seu vizinho. Outra coisa é você receber com satisfação a notícia de que ele bateu o carro”, explica Gislanie. A inveja envolve, portanto a destruição daquilo que o outro possui. A projeção, por sua vez, é colocar nos outros as nossas intenções, enquanto que a censura consiste em não assumir que se sente a inveja. “A censura é um mecanismo para negar a consciência da própria inveja”, explica Gislaine.

A palestra seria concluída com a exibição de um vídeo sobre o assunto, mas o tempo acabou ficando curto para o tema. O próximo Pequeno Sarau com Conversa ao Pé da Granja ocorrerá em julho, mas a data e o local ainda aguardam confirmação serão confirmados (excepcionalmente, a palestra de julho não ocorrerá no João do Grão).