Sociopatologia – STOP 239

Compartilhe! Faça parte da campanha de conscientização:

No livro Psicanálise da Sociedade de 1986, Keppe já mostrava que há o indivíduo, a famiília, a instituição e a grande sociedade; esta é melhor que o ser individual, pois os transtornos sociais são via de regra causados por indivíduos doentes quando alçados ao poder das instituições.

Em 1980 no livro A Decadência do Povo Americano e dos EUA, Keppe mostrou a decadência econômico-social daquela nação devido à especulação financeira, que agora está aparecendo aos olhos do mundo inteiro. O indivíduo bom é aquele que quer melhorar a sociedade.

 

psicanalise-da-sociedade-01-274x293Psicanálise da Sociedade

Trata-se do estudo da patologia social, mas usando as descobertas de Sigmund Freud e Melanie Klein.

Os leitores, que já conhecem o trabalho trilógico, poderão observar que, naquele tempo (1975), Keppe tinha basicamente os mesmos conhecimentos de agora e idêntico anseio de resolver os problemas sociais (teomania, egocentrismo, narcisismo, sadismo, com predomínio do desejo de poder (errôneo), que elabora toda espécie de atritos e desavenças sociais).

 

decadencia-do-povo-americano e dos estados unidos norberto keppeA Decadência do Povo Americano e dos EUA

Livro pioneiro sobre a decadência americana, posteriormente muito copiado por outros autores, como Paul Kennedy e Norman Cousins, é a análise das causas psicológicas, filosóficas e econômico-sociais que levaram os EUA à decadência, diagnosticada por Keppe com anos de antecedência.

 

sociopatologia-01-274x293Sociopatologia

Este livro constitui um verdadeiro hino à beleza e às artes na civilização. O autor analisa o processo doentio da organização social mostrando suas origens e conseqüências, bem como uma forma de socioterapia (tratamento da patologia social).

Mostra que a ética, a estética e as artes são a base da civilização e da ciência e não a matemática, colocada erroneamente como base da vida científica e social.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*