Tem início construção da primeira casa popular com tijolos ecológicos em Cambuquira

Por Eduardo Castelã

 

Tem início esta semana a obra para a construção da primeira moradia popular em Cambuquira do Projeto Morar Bem da Prefeitura Municipal, feita com tijolos ecológicos da Tijolos Ecológicos Trindade Ltda., e que contará também com outros itens do Projeto Crescer com Arte, tais como azulejos portugueses, cortinas e ventiladores Keppe Motor.

Iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Cambuquira, da Associação Keppe e Pacheco, da Tijolos Ecológicos Trindade, da Assoiação dos Moradores do Bairro da Lavra e da loja de materiais para construção Fábio Cipó, esta construção atenderá uma família de nove pessoas que vive em uma moradia de aproximadamente 20m², com dois cômodos, além do banheiro, ou seja, uma condição não ideal de moradia.

         A nova residência, que será construída no mesmo terreno da casa hoje existente, na confluência dos bairros da Lavra e Figueira, terá 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com 36,22m² de área útil.

            Além de atender o objetivo social e constitucional de oferecer moradia digna à população, a construção estimulará o desenvolvimento da única fábrica de tijolos de Cambuquira, a Tijolos Ecológicos Trindade, da fábrica de azulejos portugueses e empresa de confecção de cortinas, ambas do Projeto Crescer com Arte, e também terão ventiladores Keppe Motor, produzidos em Cambuquira, além de contar com os demais componentes fornecidos pela loja de construção Fábio Cipó e contar com mão de obra local.

             A Associação Keppe e Pacheco também contribui na elaboração e assinatura do projeto com Engenheiro da Associação, acompanhamento da obra, investimento no treinamento da mão de obra e outras ações para a consecução da obra, além do já mencionado apoio à formação de empresas que fornecerão insumos para esta e outras obras no município.

Além do Projeto Morar Bem, liderado pela Prefeitura de Cambuquira, ainda este ano deverá ter início a construção da primeira moradia do Projeto Teto para Todos, que atenderá uma outra faixa da população, ainda de baixa renda, porém situadas em faixas de renda familiar superior a R$ 678,00 mensais, faixa esta não atendida pelo Morar Bem. O Projeto está em fase de liberação de documentações dos terrenos onde serão construídas as casas.

Esta primeira casa construída vem a se somar à primeira casa reformada no bairro da Figueira do Projeto Morar Bem, entregue neste segundo semestre de 2013.

Tijolos Ecológicos Trindade Ltda : www.tijolosecologicostrindade.com.br